sábado, 6 de outubro de 2007

MULHER SÁBIA



A mulher sábia edifica sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba. Provérbios 14:1.

Já meditamos muito sobre esta afirmação pelo fato de que Salomão tenha falado que é a mulher quem tem a tarefa de edificar a casa.
Não acreditamos que ele tenha falado baseado na cultura da época, em que as mulheres, na sua maioria, eram mais domésticas; mesmo porque sabemos que a bíblia foi totalmente inspirada por Deus, que conhece o ontem, o hoje e o amanha. Ele sabia, então, que a mulher conquistaria seu espaço fora do âmbito familiar também e que não seria fácil para ela conciliar os dois. No entanto, Deus também tinha consciência de que havia capacitado a mulher para ser uma ajudadora idônea.
Em provérbios trinta e um lemos atributos peculiares a uma mulher virtuosa: O seu valor excede muito ao de finas jóias, ela fala com sabedoria, é batalhadora, atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça, antes cinge os lombos de força e fortalece os braços; levanta cedinho e dá mantimento a sua casa e tarefa às suas servas. Examina uma propriedade e adquire-a, planta uma vinha com as rendas do seu trabalho. Os seus filhos a admiram e seu marido reconhece o seu valor dizendo-lhe que ela sobrepuja em diligência a outras mulheres.
Realmente essa mulher está muito além daquelas mulheres que pensam em uma vida fácil ao lado de um homem que possa lhe satisfazer toda compulsão pelo ter e por todas as suas futilidades, enquanto sua casa está sendo destruída pela sua ausência ou presença inútil.
O rei continua: “Enganosa é a graça, e vã a formosura, mas a mulher que teme Ao Senhor, essa será louvada.
Com certeza, o escritor não estaria desvalorizando no texto a graça e a beleza da mulher e exaltando apenas o valor da mulher labutante; muito menos humilhando aquela que se atem apenas aos serviços domésticos,
que muitas vezes são muito mais penosos e menos compensadores que aqueles remunerados e que evidenciam mais a capacidade intelectual da mulher. Mas
o seu real objetivo é ressaltar os valores femininos e incentivar a mulher a posicionar-se da maneira adequada, adquirindo assim seu respeito.
O convite que desejamos fazer a cada leitora é para que nós, mulheres, a quem foi confiado tarefa tão maravilhosa e ao mesmo tempo de tão grandiosa responsabilidade, procuremos buscar a Deus com todo nosso coração para que encontremos coração sábio e possamos ser verdadeiramente mulheres que edificam as suas casas. Somente em Deus podemos ser capacitadas para tão árdua tarefa.
“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência. Provérbios 9:10.
Guiomar Barba com o apoio total do meu marido David Barba.




Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

Nenhum comentário:

Retornar para o topo da Página
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML