terça-feira, 16 de outubro de 2007

PROBLEMAS, PODA E SOLUÇÃO




Muitas vezes as pessoas estão transbordando de sofrimento decorrente de problemas e em sua angústia abre o coração com a primeira pessoa que pensa ser sua amiga acrescentando mais um problema à sua vida. Porque, logo aquela suposta amiga a descobre diante até de estranhos, e estes por sua vez comentam e analisam o problema sem princípios éticos, dando uma interpretação inadequada e trazendo difamação para a pessoa já tão ferida.
Por outro lado, muitos de nós sabemos dizer tantas coisas bonitas, temos em mente tantas lições de vida, no entanto, o mundo está tão caótico, porque o mais difícil mesmo é aplicar todos esses princípios no nosso dia a dia. Sempre agimos impulsionados pelo nosso caráter que quase sempre não está trabalhado, em conseqüência não pode estar sadio.
Quando não vivenciamos aquilo que apreciamos como um estilo de vida saudável, torna-se difícil levar outros a fazê-lo; qualquer discurso se torna nulo diante da nossa reação na solução dos nossos próprios problemas.
Observamos também, que nem sempre quando uma pessoa nos conta um problema, está pedindo ajuda para a solução; muitas vezes são pessoas de uma carência tão doentia que não querem livrar-se das suas dificuldades porque assim, elas mantêm a sua volta ouvidos, compaixão, companhia.
É uma gama de mazelas que afetam o nosso cotidiano, quase sempre porque nos negamos a ser confrontados com a verdade nua, transparente e nos deixarmos amoldar pelo cadinho de Deus.
Todo ramo que, estando em mim não der fruto, Ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. João 15:2.
Este limpar dói, sangra e o mais indesejável: Deixa-nos nus, de uma vez que abre os nossos olhos para enxergarmos a nós mesmos e percebermos o quanto necessitamos de mudanças radicais no nosso interior, o que dificilmente queremos fazê-lo; porque como diz um escritor: “Cada pessoa tem o amor-próprio, que tende a torná-la cega às suas próprias fraquezas”. Eu diria orgulho. Porque quando nos amamos queremos saúde na alma, corpo e espírito.
Portanto, a única forma de vivermos uma vida mais leve e adquirirmos garra para encarar nossos problemas com maturidade levando-nos a solucioná-los com sabedoria é aceitarmos a poda de quem nos formou de modo assombrosamente maravilhoso no ventre da nossa mãe. Guiomar Barba.

Leia no blog “Olhando Para Mim”



Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

Um comentário:

david disse...

voce deberia ser psicologa, muito bom

Retornar para o topo da Página
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML