quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

APOLOGIA DA NOSSA FÉ



Porque temos tanto prazer em transmitir a nossa fé?
E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. Marcos 16; 5,16.

Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela Sua manifestação e pelo Seu reino: Prega a palavra, insta quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.
Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias concupiscências, como que sentindo comichão nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos a verdade, entregando-se às fábulas.
Tu, porém sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério. 2ª Timóteo 4:1 a 5.

Quanta ao crescimento numérico dos evangélicos sem qualidade:
Santo Agostinho diz com muita profundidade: “Evangelize sempre. Se necessário, use palavras”.
Ele apenas está ratificando o que falou Jesus: Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus. Mateus 5:16.
Quando Jesus fala aqui sobre boas obras, Ele está falando em um sentido amplo, principalmente, que a minha vida deve ser coerente com a minha pregação.
Com certeza, todos os líderes sabem que ninguém engana a Deus e que o pastor deve zelar pelo seu rebanho.
Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo, porque isto não aproveita a vós outros. Hebreus 13:17.
Quantidade sem qualidade, em parte, é uma responsabilidade séria do líder. Digo no sentido de que ele esteja promovendo meios para atrair pessoas para sua comunidade com interesses escusos e não por amor. No entanto, não cabe a nós julgar quem é ovelha e quem é bode.

Deixe-os crescer juntos até a colheita, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no Meu celeiro. Mateus 13:30.

Quanto a qualquer crença:
Há caminhos que ao homem parece direito, mas afinal são caminhos de morte. Provérbios 16:25.

Respondeu-lhe Jesus: Eu Sou O caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. João 14:6.

Somos de natureza pecaminosa. Ninguém melhor que nosso criador, aquele que nos entreteceu no ventre da nossa mãe nos conhece tão bem. Justamente por isso que ao ser chamado de bom pelo jovem rico, Jesus, que estava na terra vivendo como todos os homens, respondeu:
Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Mateus 19:17.
Nossa bondade está limitada pelos nossos interesses. Veja a história desse jovem em Mateus 19:16 a 22. Realmente só Deus nos faz melhores e mais justos, se assim o desejarmos.

Tradução da Bíblia: ...sabendo primeiro isto, que nenhuma profecia da escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo. 2ª Pedro 1:20,21.

Realmente qualquer um de nós pode compreender e ter revelação da Palavra. O salmista Davi diz: Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra e luz, para os meus caminhos. Salmo 119:105.
O próprio Jesus nos adverte: “Examinai as escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de Mim testificam. João 5:39.
Se você freqüentar uma igreja evangélica que tenha um verdadeiro pastor, você vai ouvi-lo aconselhando o rebanho a não só ler, mas também estudar a palavra.
Quanto a interpretar cada um como bem entenda, já não seria correto, porque a palavra deve ser revelada pelo Espírito Santo. Ela não pode ser entendida somente pelo nosso intelecto, mas especialmente pelo nosso espírito. Portanto antes de lermos á palavra devemos sempre pedir ao Espírito Santo de Deus que nos traga à luz as verdades intrínsecas na palavra, porque a nossa interpretação intelectual é falha, ela não cogita das coisas do Espírito..
Não temos o direito apenas, mas o dever de ler a Bíblia para nosso crescimento espiritual que nos abençoará trinitáriamente.

Obrigação de ir à igreja: Realmente, você está apenas ratificando as palavras de Jesus quando diz que a igreja pode ser nossa casa e até um posto de gasolina: Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu Nome, ali estou no meio deles. Mateus 18:20. Igreja é corpo, e corpo de Cristo. Jesus afirmou para Pedro: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Mateus 16:18.

O apóstolo Paulo nos adverte: Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; Hebreus 10:25. Mas antes, no versículo vinte e quatro, ele dá um bom motivo para esta observação: Considerando-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e as boas obras.

Percebemos que templo sempre existiu e Jesus não só freqüentava, como também ministrava nas sinagogas. E Ele afirmou: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a transformais em covil de salteadores. Mateus 21: 13.
Lendo a bíblia você vai encontrar também Deus ordenando ao sábio rei Salomão não só que ele lhe edificasse um templo, como também dando a ele o modelo do templo.
E estes deveriam estar sempre à disposição dos fiéis para suas orações, para receberem ajuda espiritual dos sacerdotes, que deveriam viver única e exclusivamente a serviço dos filhos de Deus que necessitassem de assistência espiritual ou em qualquer outra área.

Quanto à parte ligada ao dinheiro: Encontramos o apóstolo Pedro prevenindo-nos de que: Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres... E muitos seguirão suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade; também movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme. 2ª Pedro 2:1, 2,3.

No entanto, vejamos o conselho do apóstolo Pedro para os que têm liderança espiritual: Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho. 1ªPedro 5:2,3.

Creio na Bíblia, ela é a minha regra de fé e prática. Creio principalmente porque ela tem sido verdade na minha vida e de muitos que me cercam.
Estamos à disposição para quaisquer outros questionamentos. Que Deus nos abençoe e possamos crescer para honra e glória do Seu Santo nome. Guiomar Barba.



Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

Nenhum comentário:

Retornar para o topo da Página
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML