quarta-feira, 22 de outubro de 2008

VAMOS BEREAR

“Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica, pois receberam a palavra com avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram de fato assim.” (Atos 1711).
Nosso interesse aqui não é atacar o Caio Fábio, não teríamos nem um proveito com isto, seria apenas mesquinho da nossa parte se assim procedêssemos, mas conclamar a todos a “berear” ou seja não digerir o que fulano ou cicrano diz, mas examinar a palavra com acurado interesse, para ver se as coisas são de fato como se expõe.
Assim que, a nosso pedido, o Marcelo, a quem eu conheço e sei do seu compromisso com Deus, com sua família e igreja, nos ensina como ler uma matéria com o senso crítico e crescer no conhecimento da verdade.
Pondere você também sobre o que escreve o Caio e dê sua opinião: Paulo nos diz que Jesus é o centro de todas as coisas nos céus, na terra, e em qualquer dimensão ou existência.
Para Paulo Jesus é Aquele em Quem tudo o que existe subsiste. Ele é também, segundo o apóstolo, o Senhor e Salvador de todos os mundos, criaturas e criações.
Sim! Paulo via Jesus como o Criador-Cordeiro-Coração-Pulsante do Universo.
Ora, no meio disso tudo Paulo também diz que Deus deu Jesus como o Cabeça da Igreja, a fim de que o ambiente espiritual do que Deus vê e conhece como Corpo de Cristo, seja tomado de toda a plenitude de Deus; ou seja: para que na Igreja habite a plenitude Daquele que enche todas as coisas.
Obviamente que pela consciência de Paulo acerca do Senhorio de Cristo em todos os mundos existentes, possíveis e impensáveis, ou seja: o mundo “de qualquer outra criatura” — também se pode concluir que ele também carregava uma consciência do significado supra-histórico do conceito de Igreja.
De fato, tendo o Deus no máximo Planetário que os cristãos possuem, não lhes é possível discernir o conceito multi-cósmico do que Paulo chama Igreja. A Igreja para Paulo era feita, no tempo, de todas as expressões de consciência do amor de Deus no mundo, independentemente de qualquer coisa, pois, Deus, em Cristo, unilateralmente, se reconciliara com o mundo, e, no mundo, todo aquele que ame e busque verdade e justiça, Lhe é agradável.
E mais:
Para Paulo a Igreja era feita de todos antes, durante e depois dele; tanto entre os homens como entre os anjos. Sim! Todos os entes santos eram Igreja desde sempre! Sim! Paulo cria que onde quer que haja uma criatura consciente de si mesma em Deus, tal criatura é parte da Igreja, da Assembléia dos santos, e da incontável nuvem de testemunhas em todas as dimensões.
A missão de Paulo na terra era fazer tal mistério antes oculto, e agora revelado, tornar-se conhecido de todos os homens, a fim de que, instruídos na verdade do Evangelho, servissem a Deus em liberdade, consciência em fé e mente aberta e cheia de adoração, ante a percepção da altura, da largura, do comprimento, e da profundidade do significado de todas essas coisas. Ora, para Paulo, tais alargamentos de significados somente são possíveis pela compreensão que em nós cresça para incluirmos no amor de Deus toda a criação, onde quer que ela, a criação, seja verificada como existente.
Assim, Paulo jamais se assustaria com a descoberta da existência de qualquer mundo ou universo que fosse, pois, para ele, nenhuma criatura existia sem Cristo; e, mais que isto: nenhuma delas teria poder de nos afastar do amor de Cristo.
Portanto, para o apostolo, quem tem real conhecimento do significado do Senhorio de Cristo e, também, do significado supra-histórico do que seja Igreja, esse tal anda reconciliado com toda criação e sem temor de nenhuma criatura. E mais que isto: tal pessoa se sabe irmã de muitas e todas as criaturas redimidas, nos céus, na terra, ou em qualquer outra dimensão.
Caio
Marcelo bereando:
Não quero aqui me meter a entendido de tudo, mas se continuarmos nessa direção, poderemos chegar a abraçar o Gnosticismo.
Para mim, existem algumas afirmações aqui que são do Caio Fábio e não do apóstolo Paulo. Quando ele diz:
“Para Paulo a Igreja era feita de todos antes, durante e depois dele; tanto entre os homens como entre os anjos. Sim! Todos os entes santos eram Igreja desde sempre!
“Até onde eu sei, a Igreja é o povo eleito de Deus, Nação Santa, Povo escolhido... Os anjos não são chamados de Igreja...
Ainda: “Sim! Paulo cria que onde quer que haja uma criatura consciente de si mesma em Deus, tal criatura é parte da Igreja, da Assembléia dos santos, e da incontável nuvem de testemunhas em todas as dimensões.
Se entendi bem, uma pessoa “consciente de si mesma em Deus” não precisa ser necessariamente nascida de novo... Assim, vou chamar de irmão ou igreja todo o ser humano, que por ser humano, é consciente de si mesmo e que diz crê em Deus... isto é o bastante para ser Igreja ?
Finalmente: Será que ele chama os que não crêem em outros mundos de “Terráqueos Ocidentais” porque ele começa a abraçar os preceitos orientais da babilônia e Egito? Que Deus tenha misericórdia de todos nós que habitamos aqui nesse minúsculo planeta, feito com amor para que o homem fosse feliz olhando apenas para o seu Criador e Lhe desse glória... Marcelo Negreiros
Quando propus publicar nossa conversa o Marcelo se preocupou em que não parecesse um ataque ao Caio, mas que ficasse claro que estávamos apenas discordando das idéias que ele apresenta, para nós, em detrimento de tantas pessoas que não procuram perscrutar a palavra, antes absorve como lhe chega, finalmente ainda temos direito a discordar...
O nosso dever é levar um evangelho sadio. A escolha em aceitar é individual...
Guiomar respaldando o Marcelo Negreiros e muito grata pela constante cooperação dele conosco.



Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

3 comentários:

Seminário disse...

Que Deus continue abençoando seu trabalho e nos edificando com seus post Fica Na Paz!!!!
Seminario Internacional Teologico de São Paulo

Roberto Aguiar disse...

Nobres irmãos Guiomar e Marcelo, lendo o texto postado, “vamos Berear”, percebi um detalhe que em si não tem muito haver com o texto necessariamente mas está implicado. Do meu ponto de vista captei certo espírito de dúvida e timidez da parte dos irmãos em chamar claramente as coisas pelos seus nomes. Isto pode está ocorrendo por dois motivos: falta de clareza, revelação da parte do Senhor, o que é natural em qualquer um de nós; ou pode ser aquele desprezível sentimento que sempre nos ataca chamado covardia. A palavra nos ensina a lutar-mós para manter o orgulho bem distante de nossos corações e essa luta é pesadíssima e diária. Mas a timidez, que é sinônimo de covardia, as vezes quer nos enganar e vestir as roupas da humildade a fim de ser poupado de prejuízos, que certamente advém aqueles que insistem em falar a verdade. É o peso da velha e difícil cruz. A bíblia nos informa que tanto o orgulho como a covardia vêem da mesma fonte: A carne( o ego). Infelizmente até agora só tenho visto duas maneiras de interpretar o Caio Fábio no meio da igreja de Cristo. Um grupo escacha, pisa, ofende e desrespeita à pessoa dele. E o outro, finge desconhecer a tragédia que se abateu sobre esse ex-servo de Deus, que demonstra tomar um caminho sem volta. Todos nós fomos abençoados pelo Senhor através da vida desse rapaz, mas precisamos aceitar o fato de que ele escolheu abandonar o altíssimo, e hoje se encontra à serviço do inimigo. Aquele Caio que nós gostávamos não existe mais, ele agora reflete seu novo mestre. Infelizmente! Isso é opção não só dele como de todos nós. O Caio Fábio foi arregimentado pelo inferno para destruir a fé de milhares de crentes, e está sendo bem sucedido nessa obra. Vocês duvidam? Entrem nas comunidades dele no Orkut e vejam o estado das ovelhas que freqüentam a “igreja” dele. Olhem os novos credos que elas aprenderam com ele, vocês vão ficar tão chocados como eu fiquei... Em seu site, Caio combate a igreja evangélica abertamente, ele diz que a igreja evangélica é do diabo. Ele está convencendo as pessoas a não seguirem a bíblia e difundi várias heresias que destroem a fé de quem as seguir. A opinião atual do Fabio à respeito dos crentes é a mais desprezível possível, e ele não se envergonha nem esconde isso. Falando sobre sua visão atual diz que não é crente, muitos menos evangélico. Portanto escrever, comentar seus textos procurando encontrar a verdade neles, sinceramente meus irmãos, é não enxergar o que está a um palmo do nariz. O que a bíblia diz nesses casos? “Porque Demas me desamparou, amando o presente século.” 2Ti 4:10, “Alexandre(um líder crente), o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras.” 2Ti 4:14, “Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado( um líder), não nos recebe. Por isso, se eu for, TRAREI À MEMÓRIA AS OBRAS QUE ELE FAZ, PROFERINDO CONTRA NÓS PALAVRAS MALICIOSAS; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja.” III João 9,10, “E, havendo atravessado a ilha até Pafos, acharam um certo judeu mágico, falso profeta, chamado Barjesus( que significa filho de Jesus), Mas resistia-lhes Elimas( o mesmo Barjsus), o encantador (porque assim se interpreta o seu nome), procurando apartar da fé o procônsul. Disse Paulo a Elimas: Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor?” I Cor 13:6,8,10, “Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé. E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.” I Tim 1:19,20, , “Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido.” Atos 7:51, “E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples. “ Rom 16:17,18, “Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros. “ Fil 3:2, “Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.” Jud 1:4, “E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita. Tais homens têm prazer nos deleites quotidianos; nódoas são eles e máculas, deleitando-se em seus enganos. Tendo os olhos cheios de adultério, e não cessando de pecar, engodando as almas inconstantes, tendo o coração exercitado na avareza, filhos de maldição; Os quais, deixando o caminho direito, erraram seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça; Estes são fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento, para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva. Porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne, e com dissoluções, aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro, Prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo. Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado.” II Ped 2: 1-3,13-15,17-21. “ ... Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós.” I Jo 2:19 Talvez se vivessem hoje, para alguns, Paulo, Pedro, João entre outros seriam rotulados de fanáticos que não respeitam as pessoas, porém foi esta a atitude que eles tiveram com homens como o Caio. Devemos nós fazer diferente? Humildade sempre; covardia e omissão, nunca! Enquanto vocês “amenizam” o Fábio, ele está extremamente ativo destruindo a fé de muitos à serviço do inimigo. Devo salientar que minha fala não é uma campanha de luta contra Caios, Demas, Diótrefes e tantos outros que fizeram suas escolhas e se multiplicam pelo mundo nessa ultima hora, mas contra as forças espirituais do mal que governam esses homens. Temos que buscar na palavra o modo de agir nesses casos, coisa que eu não estou vendo acontecer na igreja. Pastor não é diplomata, antes deve ser protetor e profeta.

Que só Deus nos influencie!
Roberto Aguiar

Luis Paulo Silva disse...

Queridos, a Palavra de Deus manda-nos examinar os frutos. Se uma árvore é boa, dará frutos bons. Não estou dizendo com isso que alguem não pode, por falta de conhecimento, falar uma ou outra besteira, mas ensinar tantas heresias, torna do Caio Fábio um herege.
Já fui muito edificado com as mensagens do Caio Fábio, acho mesmo que ele foi duramente criticado, quando não era necessário, mas infelizmente, ele não recuou pelo caminho errado no qual se pôs, e um abismo chama outro abismo.
Dizer que Caio Fábio é um herege, não é ter nada contra a pessoa dele, afinal, você pode querer bem e amar de coração qualquer católico, umbandista, falso crente, ou até mesmo um cristão apóstata.

Paz!

Luis Paulo Silva.

Retornar para o topo da Página
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML