terça-feira, 2 de dezembro de 2008

VIVENDO EM AGONIA POR EMOÇÕES MANIPULADAS

Estou com a perna engessada, minha mãe quebrou o fêmur aos quase noventa anos de idade e ainda não foi decidido dia da sua operação após sete dias de espera. As dores são grandes, mas ela as enfrenta com serenidade e coragem. Minha empregada está faltando sem explicação por dias seguidos. Meu marido está em Angola a trabalho. Meu filho mais velho passa o dia na universidade e na Empresa Júnior de Administração da UFS, impossibilitado de me ajudar... Ficam pendentes alguns assuntos bancários e outros. Meu filho mais novo quer desfrutar suas férias mal começadas e está precisando urgente de um tratamento médico para um problema que lhe incomoda muito. A casa está revirada, roupa suja de hospital, roupa para passar ferro, a pia cheia de pratos, comida para fazer, a geladeira e o banheiro necessitando de um trato, telefone e celular tocando todo tempo e a falta de alguns alimentos básicos me dizem que preciso ir ao supermercado; pessoas me pedem ajuda para solucionarem seus problemas ou pela internet ou vindo a minha casa e nosso blog me diz que as mensagens estão atrasadas e que nossos leitores estão voltando sem levar nada novo... Mas o meu pé exige repouso absoluto pela delicadeza da fratura.
Obviamente é um quadro bastante estressante. As minhas emoções são manipuladas pela impotência de realizar todas estas tarefas. Alguém, brincando, já me sugeriu mudar o anjo da guarda, a mais nova e idiota heresia...
Mas,
Alguém por certo me diria: tome um banho de ervas para limpeza espiritual. Outro diria: deve ser pecado em sua vida...
Mas o sábio ponderaria:
Você fraturou o pé porque subiu em uma escada que não estava devidamente aberta, foi imprudente. Portanto, grande parte destes transtornos é resultante da sua inconseqüência...
Sua mãe quebrar o fêmur era previsível, porque ela gostava de tomar banho de madrugada e saia toda molhada, além de haver feito xixi no quarto por haver tirado a fralda... Ela tem incontinência urinária. A operação é de risco, tem que haver exames constantes. Ela é diabética, apesar de a diabete estar controlada e ela ser uma pessoa muito forte.
O problema de a empregada faltar sem explicar não é novidade neste Brasil, muita classe de mão de obra no nosso país sempre deixou muito a desejar. Ela chegou nesta hora de transtorno, mas apesar do salário relativamente gratificante, ela sumiu, e até o momento, não deu notícias. Outra virá, e quem sabe? Poderá ficar mais tempo ou não. O mais importante agora é que a acompanhante da sua mãe é super responsável e faz tudo com muito amor.
Finalmente tu tens também aquela amiga da hora, que chega depois do trabalho dela na tua casa, sorrindo e dá uma geral no teu Ap. Deixa tudo limpinho e ainda diz que foi meia sola. Tem teu filho que apesar da adolescência e da “internet”, às vezes faz quase todo o almoço, compra o pão e leite a tarde depois de malhar e ainda te da uns abraços e beijos bem calorosos. Sem contar que foi bem sucedido no ano letivo na Escola, nada de provas recuperacionais. Sortuda mesmo! Depois chega teu filho da faculdade te cobre de beijos e abraços e conta as últimas melhores novidades. E o maridão, está presente todos os dias, pela internet ou telefone te dizendo: “te amo mulher da minha vida”!
Poderia eu negar que a benção do Senhor está sobre mim? A Ele a minha eterna gratidão. Ao meu amigo por excelência.

Muitos cristãos, infelizmente, em momentos angustiantes, chegam as raias das superstições, ou por falta de conhecimento da palavra ou por religiosidade. Superstição tem sua origem no latim – superstitio –traduzido como fanatismo, medo vão, falso, religião enganosa, presságio infundado. Apesar da tecnologia e ciência estarem progredindo a largos passos, o homem, mais do que nunca, tem buscado o transcendental para responder as ânsias do seu espírito. Como sendo essa demanda de formas diversas e carências variadas, tem caído em engodos espirituais da maldade.
“Eu Sou a luz do mundo; quem Me segue não andará em trevas; terá a luz da vida.” (João 8:12).
Muitos procuram respostas espirituais que se alinhem com a ciência. Outros vivem na insegurança do que há de vir e se desesperam por saber antecipadamente sobre o seu futuro e jogam com suas almas a qualquer preço, seja através de forças ocultas, de gurus ou ensinamentos falsos das Escrituras sagradas. Aqueles, porém, que fizeram do Senhor a sua esperança e confiam nEle com todo seu coração, entregando a Ele o seu caminho, podem dizer como o salmista Davi, apesar de algumas teimosas inquietações:
“ Fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo.” Após esta declaração, ele aconselha ao povo de Israel, esperar no Senhor. (Salmo 131:2,3).
Termino agora de descobrir para você, querido leitor, meu coração. Estou aqui, na internet, batendo papo com meu maridão, que está com excesso de trabalho, mas se descontraindo com as minhas molequices. Minha perna já não está engessada, estou voltando aos passos... Rsrsrs. Meu filho menor o Daniel, está passando o fim de semana na casa de um tio, foi feliz da vida para um evento por lá. Quando ele voltar, já estou pronta para levá-lo ao otorrino. Meu filho mais velho, o Renato, já conseguiu tempo para resolver o que estava pendente e está ensaiando com a sua banda para tocar em uma inauguração de uma igreja evangélica. Da empregada, eu tive notícias, não está disposta a continuar trabalhando... Já separei as roupas para máquina e já estão prontas para serem usadas. Outras coisas continuam na pendência, como o caso da minha mãe, até agora não decidiram operá-la, mas ela está impressionando a muitos com a sua paz e alegria. O meu objetivo, no entanto, é lembrar o que todos nós talvez tenhamos conhecimento: nada é para sempre, além de que todo transtorno tem um fim proveitoso.
“Sabemos que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8:28).
Não nos deixemos, portanto, dominar pelo emocionalismo, ou seja, pela manipulação das nossas emoções. Busquemos equilíbrio em meio às tempestades, nunca esquecendo que Jesus estará sempre conosco no nosso barco. Outras lutas virão, eu sei, mas elas sempre me deixarão mais forte, porque sempre as venço tirando proveito delas. Confiando no Senhor dos senhores.



Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

7 comentários:

Gilberto disse...

Jesus disse: Tenho-vos dito estas coisas (João 14, 15, 16: 1 - 32), para que EM MIM TENHAIS PAZ. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (João 16: 33 - acréscimos/destaques meu). Guiomar, Deus continue a te abençoar abundantemente. O que Ele hoje faz, haverás de entender amanhã (João 13: 7).
Veja o hino em Romanos 11: 33 - 36.
Soli Deo Gloria.

Paulo Sempre disse...

Lamento a situação "delicada" em que vive.
Espero que a Natureza se encarregue de minorar esse sofrimento.
Um sofrimente que a fé pode ajudar a minimizar mas que a ciência, estou certo, terá um papel bem mais importante.
Daqui - Portugal - desejo-lhe, sinceramente, boas e rápidas melhoras.
Abraço
Paulo

Anônimo disse...

Jamais perca a fé em nosso Senhor Jesus Cristo...Essa será sempre sua fortaleza, seu refúgio e sua base.

julliany disse...

AMIGA...Deus é contigo...Confia nEle e o mais Ele fará...pra tudo Ele tem um propósito...o de hj pode ser mostrar a nós leitores desse desabafo...que Ele é o DONO DE TUDO...E que devemos dar Graças em todo tempo...mesmo nos mometos difíceis...Deus é contigo e essa fase vai passar...


bjão♥

Paulo Igna disse...

é nas horas difíceis que o Senhor prova nossa fé, e espera de nós um muito obrigado.

Deus abençoe

Pastora Guiomar disse...

Sim Paulo... Tenho lembrado de Habacuque... Abraços.

Anônimo disse...

Querida Guiomar,
Voce sempre sera um exemplo de determinacao para mim.

Como o apostolo Paulo, mesmo entristecida tem alegrado a muitos, na falta de muitas coisas ,mas enriquecendo a muitos.

Que mais poderia dizer alem de que tu es preciosa aos olhos de teu Deus e bencao para todos que te conhecem.

Um beijo carinhoso de teu amigo e irmao,

Jorge Strobel

Retornar para o topo da Página
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML