quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

SÃO TODOS PROFETAS? (1ª Coríntios 12:10)

“Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.” (1ª Coríntios 12:11).
...Sabendo, primeiramente, isto: que NENHUMA PROFECIA da Escritura provém de particular elucidação; PORQUE NUNCA JAMAIS “QUALQUER PROFECIA FOI DADA POR VONTADE HUMANA; entretanto, HOMENS SANTOS FALARAM DA PARTE DE DEUS MOVIDOS PELO ESPÍRITO SANTO. (2ª Pedro 1:20,21).
É triste perceber quantas pessoas, até mesmo sérias e que estudam a palavra, têm assimilado a doutrina do “Eu profetizo.” Mulheres e homens de Deus têm “profetizado” a destruição de revistas , bares, carnaval e similares, como se tudo isto não fosse produto do coração e da vontade do homem, e que não têm influência alguma sobre as vidas que realmente se deixaram resgatar pelo sangue da cruz. Sendo assim, concluímos que o problema não está nos lugares, nos eventos e objetos e sim no coração do homem que ama o pecado.
Deus zela pela Sua palavra para cumpri-la e trata com rigor absoluto aqueles que ousam “profetizar” levianamente em Seu Nome. “Mas o profeta que presuma falar em Meu nome e diga algo que Eu não mandei dizer, ou fale em nome de outros deuses, será condenado a morte.” (Deuteronômio 18:20). Moisés suspirou: “tomara todo o povo do Senhor FOSSE profeta, que O Senhor lhes desse o Seu Espírito!” (Números 11:29b).
Vejamos a seriedade com a qual o profeta Ezequiel respondeu ao Senhor quando, no vale de ossos secos, lhe perguntou se aqueles ossos poderiam reviver. “Respondi: Senhor Deus, Tu o sabes.” Como não lhe havia sido revelado ainda nada sobre o assunto, ele não ousou responder afirmativamente, mesmo sendo O Senhor quem lhe perguntava. Disse-me Ele. Profetiza... ENTÃO, PROFETIZEI SEGUNDO ME FOI ORDENADO, enquanto eu profetizava, houve um ruído... Aleluias! A palavra ia se cumprindo... (Ezequiel 37)
Assim profetizaram todos os profetas relacionados na bíblia, segundo a ordem do Senhor. Eu (Deus) mesmo falava aos profetas, dava-lhes muitas visões, e por meio deles falava em parábolas. (Oséias 12:10).
ADVERTÊNCIAS PAULINAS:
... Se “alguém TEM O DOM DE PROFETIZAR, use-o na proporção da sua fé. Isto é falar por inspiração de Deus. (Bíblia NVI). (Romanos 12:6b). “Tratando-se de profetas, falem dois ou três, e os outros JULGUEM cuidadosamente o que foi dito.” (1ª Coríntios 14:29 IVN). “Não tratem com desprezo as profecias, MAS ponham à prova todas as coisas.” (1ª Tessalonicenses 5:20).
Ele, o próprio Paulo, se fez exemplo no trato com as profecias. “Aos outros, EU mesmo digo isto, NÃO O Senhor...” (1ª Coríntios 7:12).
Quantas pessoas já tiveram suas vidas atormentadas, muitos até caíram da fé, outros casaram com quem não amavam por fazerem de “profetas” seus guias. Se realmente lessem os claros ensinamentos da palavra a este respeito saberiam discernir o que procede ou não de Deus. O conselho de Paulo a Timóteo nos deixa claro a seriedade das profecias. “Timóteo, meu filho, dou-lhe esta instrução, SEGUNDO AS PROFECIAS já proferidas a teu respeito, para que, seguindo-as, você combata o bom combate.” (1ª Timóteo 1:18 NVI).
A história de Balaão ao ser contratado por Balaque para amaldiçoar o povo de Deus nos deixa uma lição clara da conseqüência sofrida por aqueles que dizem aquilo que Deus não determinou e brincam de serem profetas (números 24). Nenhum homem de Deus listado na palavra profetizou sem receber a profecia pelo Espírito Santo de Deus. Elias, mesmo havendo profetizado, pelo Espírito Santo que iria chover, orou intensamente ao Senhor em uma posição de perfeita humilhação. (1ª Reis 18: 42).
Vemos a cada instante em meio ao povo de Deus profetadas sendo recebidas com lágrimas e fé. Eu profetizo saúde para você – A pessoa morre. Eu profetizo que você vai conseguir aquele emprego – A pessoa não está à altura e outro “filho das trevas” que está preparado, assume o lugar cobiçado. Eu profetizo que você vai casar com fulano (a) – Fulano(a) ama outra(o) e casa com quem ama. Pior, quando desastrosamente os dois fulanos se casam, um deles sempre por medo de fugir do “plano de deus”, e não suportando o convívio sem amor, logo se separam, passando a viver um drama terrível de consciência. Já ouvi tais histórias fatídicas. Eu profetizo que seu marido (esposa) vai converter – Paulo diz: Pois, como sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? Ou como sabes, ó marido, se salvarás tua mulher? (1ª Coríntios 7:16).
Aí alguém promete: Crê no Senhor Jesus e serão salvo, você e a sua casa. (Atos 16:31). E aí? A profecia foi específica para o carcereiro. Tão simples.
Assim se seguem inúmeras profetadas e o verdadeiro ministério profético conforme a palavra vai sendo posto em xeque pelos incautos desencantados.
Quando a palavra fala em PROFETIZAR, é no sentido real de predição Divina. Portanto, tenhamos cuidado e não absorvamos qualquer “modismo” do povo evangélico, nem tampouco deixemo-nos guiar por profetadas. Fiquemos cada um de nós com o dom que nos foi outorgado pelo Espírito Santo e busquemos com zelo os melhores dons. (1ª Coríntios 12:31). Lembrando que o mais excelente de todos e que permanecerá para toda eternidade é O AMOR.



Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

Um comentário:

ARAUNAPEKA disse...

Se ve muy interesante el tema que has publicado, lo voy a copiar para traducirlo y luego lo comentamos, todavía no puedo entender todo el portugues pero Dios quiera termino el año hablando y escribiendo. Dios quiera y mi mente acompañe, jajjaj
Un abrazo, enorme Bendiciones

Retornar para o topo da Página
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML