segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A SABEDORIA EM CADA ESQUINA

“Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá.” (Provérbios 4:6).
"O aspecto mais triste da vida de hoje é que a ciência ganha em conhecimento mais rapidamente que a sociedade em sabedoria." (Isaac Asimov)
Quantas e quantas vezes chorei a minha falta de sabedoria principalmente no relacionamento com pessoas, amigos e até mesmo com meu marido e filhos. Debruçava-me sobre a minha estupidez e derramava ardentes lágrimas diante daquEle de quem provém toda a sabedoria, e toda inteligência.
"A sabedoria é filha da dor, e nasce com muitas lágrimas." (Ésquilo).
Várias vezes me chamou atenção o capítulo oito de provérbios do qual vamos destacar alguns versículos: “Não clama, porventura a Sabedoria, e o Entendimento não faz ouvir a sua voz? No cimo das alturas, junto ao caminho, nas encruzilhadas das veredas ela se coloca; junto às portas, à entrada da cidade, à entrada das portas está gritando: A vós outros, ó homens clamo; e a minha voz se dirige aos filhos dos homens.” (Provérbios 8:1-4).
Meus ouvidos, no entanto, não estavam afinados e meus olhos, por sua vez, estavam cegos para atentarem para a voz da sabedoria que por tantas e tantas vezes perdi o privilégio de ver, ouvir e consequentemente reconhecer. No entanto, pela maravilhosa graça de Deus Ele me despertou para madrugar em busca dela. Ele também começou a me fazer ver a diferença que fazia na minha vida quando eu atentava para a sabedoria. Me fez perceber que: “O principio da sabedoria é: Adquire a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o entendimento.” (Provérbios 4:7). Levando-me a entender que a sabedoria tem seu ponto de origem na própria sabedoria e isto foi grande ao meu entendimento.
"A sabedoria não vem automaticamente com a idade. Nada vem - exceto rugas. É verdade, alguns vinhos melhoram com o tempo, mas apenas se as uvas eram boas em primeiro lugar." (Abigail Van Buren)
“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência.” (Provérbios 9:10). Partindo deste princípio entendemos que quando nos submetemos aos mandamentos do Senhor obviamente estamos na vereda da sabedoria, o apertado caminho rumo à morte da nossa natureza pecaminosa. Aqui começam as lutas gigantescas contra nosso orgulho que quando não vencido, nos impede de reconhecer nossos delitos e de nos arrependermos pedindo perdão às pessoas contra as quais pecamos e até mesmo ao próprio Deus.
“O sábio envergonha-se dos seus defeitos, mas não se envergonha de corrigi-los.” (Confúcio).
É neste caminho que a sabedoria grita em cada esquina, algumas vezes ela nos ensina através de indivíduos nos quais não reconhecemos nenhuma autoridade para admoestar a quem quer que seja, pessoas realmente de caráter notadamente reprovável, e por esta razão devemos estar atentos à sua voz.
Outro dia brinquei com uma garota me referindo ao seu comportamento alegre, usando uma frase comum desde a minha mais tenra infância, mas uma senhora que estava perto e que eu não conheço, deixando transparecer visivelmente na forma de falar uma reprovação desdenhosa às minhas palavras, repetiu o que eu disse de maneira mais elegante. O meu orgulho veio à tona de imediato, mas escolhi reconhecer que a sabedoria estava ali perto da minha porta me ensinando e agradeci a Deus, percebendo que desde o dia em que apliquei o meu coração a buscar realmente a sabedoria, essencialmente nos meus relacionamentos, Ele tem me ensinado, sem dor, sem humilhações.
Quando se começou falar da crise mundial, ouvia as notícias de que firmas e bancos estavam quebrando, em conseqüência milhares de pessoa perdendo seus empregos. Meu coração começou a temer por nossa vida, por mais que eu trouxesse a memória: “Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? (Mateus 6:25). Sentia que o temor estava querendo tomar formas dentro de mim. Em um sábado pela manhã fui a feira cantando baixinho, realmente meu coração estava alegre, agradecido a Deus pelo que Ele é para nós. Ao fazer minha primeira compra a uma serva do Senhor, comentei sobre a crise e ela imediatamente num tom reprovador, citou: “O meu justo viverá pela fé.” O que ela acrescentou a esta palavra não entrou nos meus ouvidos, a sabedoria já havia cantado sua canção à minha alma levando toda inquietação.
"Sê humilde para evitar o orgulho, mas voa alto para alcançar a sabedoria." (Santo Agostinho)
Deus tremendamente fiel a sua palavra, tem nos provado que em tempos de crise seu ouro e sua prata não perdem o valor ou se esgotam; exatamente agora, Ele tem nos abençoado economicamente de forma maravilhosa, Ele tem nos dado muito mais do que esperávamos em tão pouco tempo.
Sempre me provocou indignação o fato de que muitas pessoas reconhecidamente cultíssimas tratassem seus semelhantes com tanta crueldade, os humilhassem por perceberem que são ignorantes em determinados assuntos e outros por criticarem defeitos físicos, até mesmo publicamente, o que me faz agora lembrar: "
Diante da sabedoria infinita, vale mais um pouco de estudo da humanidade e de um ato de humanidade do que toda ciência do mundo. " (autor que desconheço).
Outra lição ministrada ao meu coração é que nunca devo confrontar alguém nas horas em que meu ânimo está alterado, por mais razões que eu tenha. Isto me custa por conta do meu temperamento, mas os motivos de gratidão a Deus pelo domínio próprio em muitas horas que eu explodiria têm me ajudado a prosseguir exercitando a sabedoria.
Concluímos que a sabedoria é tão Divina que como seres frágeis, vulneráveis, não podemos receber grandes doses de sabedoria de uma única vez. Entendemos porque “A vereda dos justos é como a luz da aurora, que ‘vai’ brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” (Provérbios 4:18).
"A sabedoria deve vir pouco a pouco -- caso contrário ela esmagaria." (Idries Shah)
“SE, PORÉM, ALGUM DE VÓS NECESSITA DE SABEDORIA, PEÇA-A A DEUS. QUE A TODOS DÁ LIBERALMENE E NADA LHES IMPROPERA; E SER-LHES-Á CONCEDIDA. (tIAGO 1:5).



Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

Um comentário:

Arnaldo Ribeiro disse...

REVELAÇÃO / EXORTAÇÃO:
Urge propagarmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo ja vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber, criando Irmãos espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõem o titulo do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE CRIA ESSA AÇÃO DE CRISTO. (LC.15.28) E cumpriu-se a escritura que diz: (JB.14.17) O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós. Regozijemo-nos ante a presença do Nosso Senhor, e façamos jus ao poder do saber que o Filho do Homem traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade. .

(MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FORA NÃO HAVER NASCIDO:

E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

E O FILHO DO HOMEM É O ESPIRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ.

(MC.14.41) – CHEGOU A HORA, O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO ENTREGUE NAS MÃOS DOS PECADORES. E hoje, quem quiser interagir com o Filho do Homem, deve buscar “A Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet. E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta.

Retornar para o topo da Página
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML