terça-feira, 11 de maio de 2010

Eu estava orando e questionando sobre a razão pela qual tantos blogueiros vêm demonstrando ideologias adversas através de comentários e posts que evidenciam a morte da fé cristã de alguns deles e que outros também caminham para a mesma morte, o que nos deixa profundamente tristes, embora com a esperança de que poderão retornar à cruz, no entanto, o que mais me chocou foi a total falta de reverência com relação a pessoa de Jesus, as insinuações até mesmo obscenas sobre uma sexualidade imaginada por eles, como se o homem não fosse capaz de optar por um celibato em função do reino de Deus, quanto mais o próprio Jesus que era Deus.
“São estes os que não se macularam com mulheres, porque são castos. São eles os seguidores do cordeiro por onde quer que vá. São os que foram redimidos dentre os homens, primícias para Deus e para o Cordeiro; e não se achou mentira na sua boca; não tem mácula. (Apocalipse 14.4).
Não podemos ignorar que este mundo agoniza e que muitas criaturas estão sob o comando do príncipe das trevas, porque não querem andar na luz. “Contudo, quando vier o Filho do homem, achará, porventura, fé na terra? (Lucas 18.8b). Leiamos, no entanto, o ensaio do nosso
http://psicoterapeutacristao.blogspot.com/ e lutemos por tornar efetiva a nossa salvação. O PERIGO DA LEITURA SEM DISCERNIMENTO
Adquirir o hábito da leitura é uma das maiores riquezas que uma pessoa pode decidir ter na vida. Os livros são os tesouros que descortinam o mundo para o homem, tornam-no sábio, ensinam-lhe a prudência, o equilíbrio e, principalmente, a modéstia - a virtude que sempre acompanha a verdadeira sabedoria.
No entanto, nisso tudo existe um perigo que, infelizmente, tem se tornado cada vez mais próximo e feito cada vez mais vítimas.
Falamos da leitura, sem o necessário discernimento.
Na verdade, atrás de toda retórica existe uma ideologia, o que significa que, por trás de toda mensagem escrita existe (claramente, ou nas entrelinhas) um objetivo do escritor.
Em outras palavras, a leitura jamais pode ser simplesmente "deglutida", sem que o leitor a submeta a um filtro crítico que deve ser a sua salvaguarda. Do contrário, irá "ingerir" e "digerir" muita coisa que não presta e, o que é pior, irá assimilar o que não deseja.
Mas por que razão escrevo isso?
Porque tenho percebido que a teologia "liberal" que alguns procuraram estudar roubou-lhes o discernimento e a capacidade de separar o joio do trigo (em se tratando de literatura). Da leitura dos teólogos liberais para a leitura de Nietzsche, Marx e Sartre, entre tantos outros, foi apenas um passo.
Evidentemente, nada tenho de pessoal contra esses escritores. Afinal, eu mesmo, os leio e alguns deles fazem parte de minha pequena biblioteca. O que me entristece é que esses autores têm sido lido e assimilados, sem o filtro crítico a que me referi.
O resultado foi a produção de um tipo de cristão que não crê mais na inspiração da Palavra, na deidade de Jesus e na existência da vida eterna. Compraram a ideologia ateísta e perderam a fé.
Fizeram como o sacerdote que foi enviado para converter um corretor de seguros, enfermo na cama.
O sacerdote não conseguiu converter o corretor, mas, em compensação, voltou para casa com uma boa apólice de seguro. Não desejo estender-me mais sobre o assunto neste post, mas espero, sinceramente, que os que o lerem, considerem o que aqui foi exposto.
Tony Ayres



Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

2 comentários:

Guiomar Barba disse...

Cara amiga Guiomar:

Infelizmente, a argumentação dos grandes pensadores seculares inchou o ego de muitos que viviam na simplicidade do evangelho.Tais escritores acabaram ficando "maiores" do que Jesus de Nazaré no coração, antes simples de ex- servos.

Obrigado por sua solidariedade.

Copiei este comentário que responde ao meu comentário no blog do psicoterapeutacristão.
Vale a pena você visitar o blog dele.

Joao Cruzue disse...

.

Oi Irmã Guiomar,

A Paz de Cristo.

Fiquei muito feliz em visitar seu blog. Ah! quem dera se todos blogueiros tivessem reflexões tão bonitas assim para postar!

Mas eu sou otimista! Vale a pena continuar trabalhando.

Parabéns pelo blog de excelência. Continue escrevendo aquilo que move seu coração.

Irmão João Cruzué


.

Retornar para o topo da Página
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML