segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

BIG BROTHER BRASIL (Luiz Fernando Veríssimo)

Queridos leitores, depois de tantos e-mail e protestos, não poderia deixar de apoiar, publicando este grito que faz coro com milhares de brasileiros, que não se curvam a programas baratos, degradantes, impostos pela globo ou qualquer que seja o canal que vomite sua podridão. Em seguida veja o Cordel.

Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço...A décima primeira (está indo longe!) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil,... encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.

Dizem que em Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir, ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros... todos, na mesma casa, a casa dos "heróis", como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais. O BBB é a realidade em busca do IBOPE...

Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB. Ele prometeu um "zoológico humano divertido" . Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.

Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo.

Eu gostaria de perguntar, se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis?

São esses nossos exemplos de heróis?

Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros: profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor, quase sempre mal remunerados..

Heróis, são milhares de brasileiros que sequer têm um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir e conseguem sobreviver a isso, todo santo dia.

Heróis, são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.

Heróis, são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada, meses atrás pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral.

E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!

Veja o que está por de tra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais.

Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.

Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social: moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros?

(Poderiam ser feitas mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores!)

Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores.

Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., meditar, passear com os filhos, ir ao cinema..., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir.

BIG BROTHER BRASIL Antonio Barreto, Cordelista natural de Santa Bárbara-BA, residente em Salvador. Curtir o Pedro Bial E sentir tanta alegria É sinal de que você O mau-gosto aprecia Dá valor ao que é banal É preguiçoso mental E adora baixaria. Há muito tempo não vejo Um programa tão ‘fuleiro’ Produzido pela Globo Visando Ibope e dinheiro Que além de alienar Vai por certo atrofiar A mente do brasileiro. Me refiro ao brasileiro Que está em formação E precisa evoluir Através da Educação Mas se torna um refém Iletrado, ‘zé-ninguém’ Um escravo da ilusão. Em frente à televisão Lá está toda a família Longe da realidade Onde a bobagem fervilha Não sabendo essa gente Desprovida e inocente Desta enorme ‘armadilha’. Cuidado, Pedro Bial Chega de esculhambação Respeite o trabalhador Dessa sofrida Nação Deixe de chamar de heróis Essas girls e esses boys Que têm cara de bundão. O seu pai e a sua mãe, Querido Pedro Bial, São verdadeiros heróis E merecem nosso aval Pois tiveram que lutar Pra manter e te educar Com esforço especial. Muitos já se sentem mal Com seu discurso vazio. Pessoas inteligentes Se enchem de calafrio Porque quando você fala A sua palavra é bala A ferir o nosso brio. Um país como Brasil Carente de educação Precisa de gente grande Para dar boa lição Mas você na rede Globo Faz esse papel de bobo Enganando a Nação.. Respeite, Pedro Bienal Nosso povo brasileiro Que acorda de madrugada E trabalha o dia inteiro Dar muito duro, anda rouco Paga impostos, ganha pouco: Povo HERÓI, povo guerreiro. Enquanto a sociedade Neste momento atual Se preocupa com a crise Econômica e social Você precisa entender Que queremos aprender Algo sério – não banal. Esse programa da Globo Vem nos mostrar sem engano Que tudo que ali ocorre Parece um zoológico humano Onde impera a esperteza A malandragem, a baixeza: Um cenário sub-humano. A moral e a inteligência Não são mais valorizadas. Os "heróis" protagonizam Um mundo de palhaçadas Sem critério e sem ética Em que vaidade e estética São muito mais que louvadas. Não se vê força poética Nem projeto educativo. Um mar de vulgaridade Já tornou-se imperativo. O que se vê realmente É um programa deprimente Sem nenhum objetivo. Talvez haja objetivo "professor", Pedro Bial O que vocês tão querendo É injetar o banal Deseducando o Brasil Nesse Big Brother vil De lavagem cerebral. Isso é um desserviço Mal exemplo à juventude Que precisa de esperança Educação e atitude Porém a mediocridade Unida à banalidade Faz com que ninguém estude. É grande o constrangimento De pessoas confinadas Num espaço luxuoso Curtindo todas baladas: Corpos "belos" na piscina A gastar adrenalina: Nesse mar de palhaçadas. Se a intenção da Globo É de nos "emburrecer" Deixando o povo demente Refém do seu poder: Pois saiba que a exceção (Amantes da educação) Vai contestar a valer. A você, Pedro Bial Um mercador da ilusão Junto a poderosa Globo Que conduz nossa Nação Eu lhe peço esse favor: Reflita no seu labor E escute seu coração. E vocês caros irmãos Que estão nessa cegueira Não façam mais ligações Apoiando essa besteira. Não deem sua grana à Globo Isso é papel de bobo: Fujam dessa baboseira. E quando chegar ao fim Desse Big Brother vil Que em nada contribui Para o povo varonil Ninguém vai sentir saudade: Quem lucra é a sociedade Do nosso querido Brasil. E saiba, caro leitor Que nós somos os culpados Porque sai do nosso bolso Esses milhões desejados Que são ligações diárias Bastante desnecessárias Pra esses desocupados. A loja do BBB Vendendo só porcaria Enganando muita gente Que logo se contagia Com tanta futilidade Um mar de vulgaridade Que nunca terá valia. Chega de vulgaridade E apelo sexual. Não somos só futebol, baixaria e carnaval. Queremos Educação E também evolução No mundo espiritual. Cadê a cidadania Dos nossos educadores Dos alunos, dos políticos Poetas, trabalhadores? Seremos sempre enganados e vamos ficar calados diante de enganadores? Barreto termina assim Alertando ao Bial: Reveja logo esse equívoco Reaja à força do mal… Eleve o seu coração Tomando uma decisão Ou então: siga, animal… Salvador, 16 de janeiro de 2010.




Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

10 comentários:

Templates Rachel Melo disse...

Querida gostaria de publicar essa postagem em meu blog.Posso?
Bjooooo

Guiomar Barba disse...

Oi Rachel, quanto mais divulgarmos melhor. Fique a vontade. Beijos.

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Olá, minha irmã!

Com toda sinceridade, o BBB é um dos piores lixos da TV brasileira e que muitas vezes acaba me desconectando de todo o restante da programação da Rede GLOBO nos primeiros meses de cada ano.

Acho a GLOBO um dos melhores canais de TV aberta no país, com boas novelas, telejornais objetivos (infelizmente não se pode dizer que temos uma imprensa imparcial dentro da grande mídia) e trás reportagens bem interessantes sobre natureza, saúde e curiosidades.

Porém, quando se trata do BBB, eu prefiro não assistir por várias razões e aí não me envergonho de admitir que as cenas e as conversas que passam ali mexem com minhas emoções e sentimentos na área sexual, o que não considero positivo para a minha espiritualidade e comunhão com Deus e minha esposa. Outras pessoas talvez nem sejam afetadas com isto, mas eu tenho minhas limitações pessoais.

Por outro lado, tenho certeza de que não estou perdendo nada de importante e a meu ver o excesso de mídia na vida das pessoas gera muitas desconexões. Seja a TV ou também a internet. Mas, curiosamente, foi me dispondo a assitir a última das novelas da GLOBO ao lado de minha esposa e pondo limites no meu horário de trabalho que comecei a reaproximar-me dela, o que foi ótimo para o nosso relacionamento.

Para finalizar, quero compartilhar que também gostei do que escrevei o Antonio Barreto. Uma ótima crítica, mas não sei se convenceu o Pedro Bial que, depois de ter atuado em eventos tão importantes como jornalista e ter contribuído tanto pela literatura, agora presta-se a apresentar um programa do nível do BBB.

Guiomar Barba disse...

Olha Rodrigo, eu creio que se você escolhe fazer ou assistir com sua esposa um programa mais sadio que novela, que para mim vomita toda asquerosidade da sociedade, induz a imoralidade, entre algumas curiosidades, vocês vão se aproximar, vão ter temas mais educativos em todos os sentidos para debaterem. Até mesmo um passeio, uma corrida, seja o que for a dois, sempre aproxima.

Eu acredito que nem uma pessoa que esteja com a mente realmente sadia, suportaria o Big Brother. Eu li uma vez uma frase do Bial que dizia: fama só presta para conseguir sexo fácil.

Eu sempre assisti o JN, ultimamente, apesar do Edir, estou assistindo o da Record que tem trazido também curiosidades, além de informações preciosas sobre a evolução tecnológica e científica.
Até mesmo o Domingo Espetacular estava muito mais rico que Fantástico, até a record começar com futilidades também, tudo uma questão de competição, infelizmente, muita gente gosta.

Sei que tudo é uma questão de visão e conceitos dentro do que você interioriza.
Beijo.

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Olá Guiomar,

Eu concordo que o conteúdo das novelas não têm muito a edificar, mas o que um cônjuge deve fazer se o outro prefere assistir essas programações? Um casamente pecisa de consenso, certo? E um dos cônjuges, se radicalizar muito em suas posições, pode acabar se afastando ao invés de se aproximar.

No contexto em que estava a nossa relação, eu diria que o fato de eu ter sentado com ela na sala para assistir TV e as novelas tornou-se uma oportuna ocasião para Deus nos aproximar. Antes disso, eu ficava quase o dia inteiro pensando em trabalho, fazendo política e me envolvendo com internet, mas sua mente e seu corpo adoeciam e eu tinha me tornado um marido omisso e egoísta.

Bem, quando resolvi colocar um tempo nas minhas atividades diárias, afim de dedicar algumas horas do dia para lhe fazer companhia, senti que Deus foi trabalhando na nossa relação e fomos nos aproximando. Geralmente ela se interessava pela histórias e eu por analisar a incoerência das novelas e dos filmes, geralmente criticando a impossibilidade de certos acontecimentos e tudo isto nos fez bem. E acho que fiz o papel do "pastor" que vai atrás de uma "ovelha perdida" que se sentia deprimida e triste dentro da própria casa, após os dois primeiros anos de matrimônio.

Atualmente, só assistimo o "Clone" que passa antes da sessão da tarde, no "Vale a pena ver de novo". A novela das oito (ou das nove) está muito chata e começou meio pesada. Já o "Tititi", das sete, só ela gosta. E a das seis, o "Araguaia", apesar das belas paisagens, não interessou nem a ela e nem a mim. Então, depois do JN, geralmente ela assiste um programa de investigação criminal que passa no SBT ou na Record enquanto eu vou ler um livro (estou lendo uma obra sobre Jonas do Caio Fábio escrito no começo dos anos 90).

Sobre sair na rua, por causa das enfermidades, praticamente tem sido só mesmo para levá-la a consultas médicas, exames, sessões de fisioterapia e agora estamos correndo atrás da cirurgia da vesícula que tem lhe causado dores diárias. Enfim, nossa vida tem sido uma batalha, mas Deus tem nos ajudado. Bendito seja Ele!

Abraços.

Eduardo Medeiros disse...

gui, esse texto é do veríssimo? só se for do veríssimo paraguaio.....kkkkkkkkkkk

Guiomar Barba disse...

kkkkkkk Ô Edu e só existe o nosso veríssimo no mundo?
Qual é este eu não sei, mas que tem razão tem.
Beijo.

Guiomar Barba disse...

Rodrigo, você tem razão, se está dando certo, o melhor é que vocês estejam se entendendo bem.

Que Deus abençoe sua esposa em todas as suas necessidades e a você também. Abraço.

Atena disse...

Guiomar:
Parabéns por divulgar essa matéria. Eu fico louca da vida com a existência desse lixo de programa. E não entendo como pessoas que tem neurônios o veem.
Aquelas moças nas fotos são do programa mesmo? Já estão mostrando tudo na TV?
Eu estou longe de ser moralista, mas me dá muita pena ver como degradam a sexualidade. Enfim ...
abraços

Guiomar Barba disse...

Oi Atena, obrigada pela visita.
Eu acredito que tanto a globo, quanto a Record dá o pasto que muita gente gosta. Você viu a grana que entra?

Infelizmente...

Beijos amiga.

Retornar para o topo da Página
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML