terça-feira, 23 de agosto de 2011

SEXO



“Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne.” (Mateus 19.4).

Para quem entende esta linguagem literalmente, ou seja, que a palavra carne, se refere à união de corpos apenas, o sexo fora do casamento faz sentido, no entanto se percebermos a profundidade do que disse Jesus, e crermos na trindade do homem, saberemos que Ele está falando de corpo, alma e espírito. E é exatamente aí aonde mora o perigo.

“Ou não sabeis que o homem que se une à prostituta forma um só corpo com ela? Porque, como se diz, serão os dois uma só carne.”(1 Coríntios 6.16).

É de se entender que se em uma relação sexual houvesse a união apenas física, não haveria tantas advertências contra a prática do sexo ilícito. Não seria nem necessário lermos sexologistas, psicanalistas, para chegarmos a uma compreensão de que o sexo vai muito além do contato físico, no entanto citamos aqui uma conclusão a que chegou o pai da psicanálise: “Freud notou que na maioria dos pacientes que teve desde o início de sua prática clínica, os distúrbios e queixas de natureza hipocondríaca ou histérica estavam relacionados a sentimentos reprimidos com origem em experiências sexuais perturbadoras.” Fonte: http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-psicanalise.html

Se uma relação sexual pode trazer perturbações emocionais e até mentais, está claríssimo que o sexo vai muito além da carne, ou seja, da habitação da psique, do espírito, ou do que se queira acreditar que somos. Sabemos que o corpo é apenas nossa habitação, então é descartada a idéia de que Jesus estava falando apenas do nosso corpo, quando se referiu à carne, mas Ele falava da totalidade do ser, ou seja: corpo, alma e espírito.

Lembro-me de uma criança de três anos que se masturbava compulsivamente. Quando os pais descobriram, trataram de ajudá-la, não eram pais repressivos, pelo contrário eram de diálogo. No entanto, o que me chamou à atenção, foi que independente de ser descoberta, aquela criança já procurava um lugarzinho oculto para a prática, foi exatamente o fato de se esconder que levou os pais a perceberem o que a criança estava vivendo.

 A pergunta é: se nunca ninguém lhe havia ensinado que aquilo não era correto, por que ela se ocultava para a prática da masturbação? Não estaria intrínseco?

Sigmund Freud afirmou que o impulso sexual nasce conosco, estando relacionado com a libido. Já a Psicologia moderna agrega outro fator importante: o aprendizado. O termo técnico impulso ou pulsão significa, em psicologia, o conjunto de comportamentos dirigidos para um determinado fim. Por exemplo, o impulso da fome conduz à procura de alimento; o impulso da agressão à proteção; o impulso sexual leva a um comportamento dirigido para o ato sexual. Nos animais, os impulsos são regulados por uma região cerebral chamada hipotálamo, que, por sua vez, é ligada à concentração de hormônios no sangue que têm relação com a sexualidade. No entanto, a sexualidade humana está sujeita ao córtex cerebral que permite o aprendizado e o raciocínio, o qual influi diretamente no hipotálamo tornando o comportamento sexual humano variável, flexível e único em cada indivíduo.

 “Beba das águas da sua cisterna, das águas que brotam do seu próprio poço. Por que deixar que as suas fontes transbordem pelas ruas, e os seus ribeiros pelas praças? Que elas sejam exclusivamente suas, nunca repartidas com estranhos. Seja bendita a sua fonte! Alegre-se com a esposa da sua juventude. Gazela amorosa, corça graciosa; que os seios de sua esposa sempre o fartem de prazer, e sempre o embriaguem os carinhos dela.” (Provérbios5.15-19).

A legalidade do adultério, da troca de camas, da homossexualidade, da prostituição, são resultados de uma educação sexual embasada em princípios éticos, morais, espirituais segundo uma escala de valores decadente, tanto quanto caminha a humanidade, e a violência grita as verdades conseqüentes deste declínio.

Esta postagem teve a participação na revisão do texto e troca de idéias do meu amigão Carlos Bompastor (Carinhosamente chamado de Carluca).





Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

6 comentários:

Conexão da Graça disse...

Guiga rs, esse texto me induziu a tentação, fazendo-me pensar numa interação amorosa com a minha gazela!rsrsrs

E tem mais, esse Freud era um tarado, a psicologia uma frígida e a psicanálise uma mal amada!rsrsrs

Bom, o sexo contém em si algo místico, que nos remete a profundas reflexões espirituais, e com toda certeza o plano original era "os dois, e não os três uma só carne".

Mas então vieram os velhinhos Davi e Solomão e fundaram o ministério da "Miligamia Renovada"rsrsrs

Ótima abordagem sobre um tema que ainda é tabu no nosso meio!

Fiquei sensibilizado com o caso da criancinha.

Valeu, BEIJÃO!

Conexão da Graça disse...

Me lembrei agora Guiga, esse carinha aqui (Esdras Gregório) do blog cristianismo-a-religioso, discuti bem a questaão da sexualidade.

O link é: http://cristianismoa-religioso.blogspot.com/search/label/Sexualidade%20a-religiosa

Guiomar Barba disse...

Vai fundo Franklin te embriagar de amores com tua gasela, finalmente, tem algo melhor que desfrutar desta embriaguez?

Então, morro de pena daquelas inúmeras mulheres que eram prisioneiras destes "machos" gulosos, embora com certeza não dessem conta delas, imagina o sofrimento das pobres mulheres subindo pelas paredes e condenadas a aguentarem a abstinência...

Foi assim que na velhice Salomão esqueceu toda a sua sabedoria e Davi se deu mal olhando para os quintais alheios...

Abraço querido.

disse...

Muito bom o artigo hein?? gostei desta parte aqui.
A legalidade do adultério, da troca de camas, da homossexualidade, da prostituição, são resultados de uma educação sexual embasada em princípios éticos, morais, espirituais segundo uma escala de valores decadente, tanto quanto caminha a humanidade, e a violência grita as verdades conseqüentes deste declínio. Paz!!

Carluca disse...

A relação sexual é algo sério e preponderante. Deus criou o sexo para ser uma benção, mas o homem decaído pelo pecado original deturpa tudo. Mais de oitenta por cento das pessoas que se envolvem na prática homossexual, por exemplo, foram abusados na infância.
Jesus veio restaurar a criação, incluindo a sexualidade sadia. Por falar em restauração da sexualidade visitem www.exodus.org.br (Baixem o livro disponível p/ dowload "Amor restaurado e vejam os depoimentos)
Guio, que Deus continue te usando no blog como difusora de sua obra redentora. Bejaum do filho na fé.

disse...

Concordo com Carluca. Eu li os testemunhos no www.exodus.org.br

Paz!

Retornar para o topo da Página
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML