terça-feira, 6 de setembro de 2011

D. Esmeralda, era nossa professora na escola dominical na Peniel em Belo Horizonte. A igreja bebia desta fonte como ovelhas sedentas que encontram água potável. Me alegro em poder postar sua poesia no nosso espaço, após encontrá-la aqui http://www.esmeraldacampelo.com.br/poemas.htm   nos seus oitenta anos de vida e totalmente ativa. Deleitemo-nos.





ESTOU CANSADA

Hoje, apesar do sol claro e lindo,
da brisa suave entre as folhas,
do sorriso maroto dos meninos na calçada.
Eu me senti cansada.
E, até pensei de forma equivocada!
Em parar, sumir, correr e desistir.
Cansada de ouvir lamentações,
pedidos repetidos de orações.
Cansada de cobranças e desconfianças.
Cansada de ser pobre,
abraçar pobre, cuidar de pobre
acreditar que pobre tem alma,
enquanto há tantos ricos, fervorosos,
abençoados, poderosos.
Para quem, ser pobre, estar apertado,
é coisa do inferno, é pecado.
Estou cansada do sincretismo,
da Bíblia marcada com folhas de arruda.
Da troca do anjo que falhou na ajuda.
Estou cansada de ver gente rolando,
pulando, gritando, sapateando
com sapatinhos de fogo.
E, cansada deste jogo.
Senti vontade de parar.
E então, quando me pus a pensar
lembrei que o diabo não para,
e, sempre se prepara.
Para roubar, matar e destruir.
E eu resolvi seguir.
Sabendo que há pranto em cada canto.
Na cidade bela,
no palácio, na favela.
Não posso desistir
se há tantos que não podem sorrir,
e, tantos que só sabem chorar...
Estou cansada de ver poderosos na tela
bailarinos no altar,
“inebriados”, “embriagados”, no templo.
E, em nenhum momento.
Souberam o que é o lamento
de quem vive na rua
sob o sol, sob a lua.
No frio e no calor,
convivendo com o òdio
sem conhecer o amor,
sem nunca ouvir dizer:
Que o amor tanto crê
tudo sofre, e espera
que o amor não se ufana
não destrói, não engana.
Estou cansada de ver
templos cheios de santos,
que têm mãos mas, não servem.
Têm pés mas, não andam.
Têm olhos mas, não vêem.
Têm ouvido mas, não ouvem.
Têm coração mas, não amam.
Têm bens mas,não repartem.
Estou cansada, mas vou continuar.
Porque a minha caminhada está perto de acabar....
E o Dono da lavoura vai voltar.


Belo Horizonte, Agosto de 2004
  
 



Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

12 comentários:

Conexão da Graça disse...

Caaaaaaramba!!! Dona Esmeralda é mesmo porreta heim...

Gostei especialmente desta parte:

Estou cansada de ver
templos cheios de santos,
que têm mãos mas, não servem.
Têm pés mas, não andam.
Têm olhos mas, não vêem.
Têm ouvido mas, não ouvem.
Têm coração mas, não amam.
Têm bens mas,não repartem.
Estou cansada, mas vou continuar.

Eu também bebia constantemente dos pais do meu primeiro pastor o Seu Vitorino de 92 anos e a Dona Zila de 80 e poucos. Logo logo estarei escrevendo sobre eles. Tivemos muitas experiências na fé juntos.

Seu Vitorino tinha fotos e nos dizia que chegou a servir comida para o bando do Lampião e da Maria Bonita, pode!

Eles eram uma benção, faleceram faz pouco tempo. Ele primeiro e ela pouco depois.

Saudades daqueles dois "bons velhinhos"...

Mas me diga aí, pela foto vejo muita semelhança parentesca contigo ou estou enganado de novo?!

disse...

Lindo demais mana. Vou copiar posso?? postarei lá no blog. Muito linda e concordo com tudo que ela escreveu com tanta maestria. Paz !

Evanir disse...

VIAJAR PELO MUNDO
E TIRAR DESSAS AVENTURAS LIÇÕES
QUE AMPLIAM SUA VISÃO DE FELICIDADE.
OU FAZER UMA VIAGEM DENTRO DE VOCÊ MESMO
VERÁ QUANTO VOCÊ PODE SER FELIZ
COM O AMOR QUE EXISTE DENTRO DE VOCÊ.
E SER FELIZ FAZENDO FELIZ A TODOS AO SEU REDOR.
UMA ABENÇOADA NOITE
PAZ AMOR E LUZ.
BEIJOS O CORAÇÃO.
EVANIR
Seguindo seu blog com louvor e Amor.

Guiomar Barba disse...

Franklin, também foi o verso que mais gostei, explodi com ele, ela aplicou da maneira mais correta que eu jamais havia escutado.

Ela não é parente minha, aliás apesar de conhecê-la, eu agora que fiquei sabendo que ela percorreu o nordeste e foi diretora no famoso Colégio Sete de Setembro em Caruaru.
Ela é uma figura que eu admiro demasiado.
Beijo.

Guiomar Barba disse...

Rô, copie, vale a pena divulgar, e ainda mais que a poetiza merece louvores, pelo que ela fez e faz pelas pessoas carentes. Ela é uma vida de luz. Beijão.

Guiomar Barba disse...

Evanir, obrigada pelo seu verso. Só faltou você dizer algo sobre o poema da D. Esmeralda. Você gostou?

Beijo amiga e obrigada por seguir-me.

Donizete disse...

Estou cansada, mas vou continuar.
Porque a minha caminhada está perto de acabar....
E o Dono da lavoura vai voltar.

Belo Horizonte, Agosto de 2004

Guiomar, Sete anos se passaram desde que a D. Esmeralda escreveu estas linhas. Talvez ela esteja, hoje, ainda mais cansada. contudo, esta expectativa magnífica em relaçäo ao porvir, com certeza a mantém com este mesmo sentimento.
Lindo, lindo!
Abraços.

Carluca disse...

Às vezes me dá um cansaço tb e vem a vontade de ir logo p/ glória, e a princípio ñ acho condenável, afinal lá será mais q/ ótimo. Mas depois lembro q/ o céu começa aqui qdo nascemos de novo; lembro q/ Deus me dá missões aqui e agora; lembro q/ há um espetáculo disponível a cada nascer do sol e a cada por-do-sol outro espetáculo; as estrelas luzindo no céu, mais outro; as aves multicores; as flores;as borboletas com desenhos delirantes nas asas, desenhos nas onças, nas listas das Zebras, pense no pavão, no arco-íris... Vem o alumbramento e me arrebata em louvor e gratidão a este Deus, colorido, criativo, divertido, sorridente como o sol!

Guiomar Barba disse...

Pois Donizete, quem não tem seu cansaço da vida, na vida? Mas graças a Deus que além da beleza da vida, temos uma grande esperança.

Abraço.

Guiomar Barba disse...

Carluca, você está realmente em alumbramento, poetizando. Qui bom que você está vindo mais aqui. Beijão.

Hubner Braz disse...

Belo poema, amei mesmo...

A parte que o Frankin citou é a mais destacavel pra mim também...

Belo Blog Guiomar, estou pela primeira vez aqui, e já seguindo.

Bjss

Guiomar Barba disse...

Obrigada Hubner. Prazer tê-lo aqui.
Eu também fiquei com a parte que o Franklin mais gostou.

Beijo.

Retornar para o topo da Página
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML