segunda-feira, 23 de janeiro de 2012


Rumo à África

“Sai da tua terra e da tua parentela e vai para a África”

Algumas vezes pessoas me disseram que não era bom ou não era de Deus que meu marido fosse para longe, ficando separado por tanto tempo de mim e dos nossos filhos. Entendo a preocupação delas, o carinho por nós. No entanto, a ninguém Deus andou dizendo que não concordava com a decisão do meu marido e do meu apoio à sua resolução.

Percebemos que o parecer de tais pessoas está marcado pela insegurança, pelo medo de que a distância e o tempo que nos separarão levem meu marido a buscar satisfação sexual com outra mulher por questões de abstinência, carência e até mesmo solidão, acarretando o perigo de um envolvimento completo com ela e em conseqüência o abandono a mim e aos nossos filhos. Isto na verdade seria uma possibilidade.

Certa vez eu estava na praia com meu filho mais novo, que ainda era bem criança, quando passaram por nós uns três casais. Enquanto dois casais seguiam seu caminho, um deles ficou para trás, porque o homem decidiu me olhar indiscretamente. Fiquei chocada diante da situação, quando ouvi a sua esposa chamá-lo e ele responder que ela fosse andando. Não imagino a humilhação e vergonha que sentiu aquela senhora, embora obedecendo. Meu filho ficou furioso, apesar da idade ele percebeu claramente a situação e ficou bravo comigo, embora eu não tivesse provocado aquela situação. Tomei a mão dele e sai para casa, no caminho, aproveitei o episódio para ensinar-lhe sobre a advertência de Deus para Caim:

Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo.” (Gêneses 4.7).

É sabido, entretanto, que diariamente acontecem abandonos e traições. Inúmeros casais, mesmo tendo filhos e vivendo os dois diariamente juntos ou estando até mesmo vinte e quatro horas sob o mesmo teto, gozando de um relacionamento estável, são passivos de deslealdade quando um dos cônjuges perde a cabeça.

As tentações, as viradas de cabeça estão ai diante de nós no dia a dia, em um olhar, numa gentileza, num bate papo ou num simples perfume, como a escolha entre o jogar fora o seu lar e a construção hipotética de outro.

A satisfação sexual não pode ser uma prioridade em detrimento do bem estar da família que dependa da economia, da realização do macho, se responsável direto pela manutenção financeira do seu lar.

Assim como o sexo é para o homem uma fonte de prazer, de relaxe, o é para a mulher também. É uma questão de amor e responsabilidade de um perante o outro suportar um período de abstinência quando forçado por circunstâncias justas. Portanto, não vou jamais ficar subjugada ao medo de perder o meu marido, à obsessiva desconfiança de que ele “poderá” me trair ou abandonar.

O relacionamento entre o casal deve estar alicerçado em confiança mútua, em um amor incondicionalmente sadio. Não existe prisão para o amor. E, se houvesse, não traria nenhuma felicidade para quem prendesse alguém. Por mais bela e aconchegante que fosse sua prisão, o amor não mais cantaria belas canções.

Assim, bem longe, se foi o meu amado para Guiné Equatorial, onde a África o chamou, oferecendo-lhe um emprego que proporciona melhor renda que as empresas brasileiras. E eu sei, sem sombras de dúvidas, que ele tem uma única visão, focada sobre a família que lhe é mui cara. Não tenho motivos para tirar a paz dele com desconfianças ou medos, antes devo agradecer-lhe por renunciar tanto por amor de nós.

Guiomar Barba.





Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

10 comentários:

Mariani Lima disse...

Gui, concordo plenamente com seu posicionamento. Nem sempre estamos perto dos que estão perto. E já vi solitários que vivem juntos.
Vc certamente é a mulher certa para esse homem que precisa se ausentar e contar com sua confiança.
Bela lição! Desejo q Deus os abençoe, que ele possa cumprir sua tarefa e retornar para os seus braços!
Muitos beijos meu salzinho! Fica com Deus!

Guiomar Barba disse...

Oi Mari, preciso de uma amiga como você. Foi um conforto para mim sua mensagem. Dói, dói muito, mas é uma dor necessária. Muito obrigada querida, pela sua sensibilidade.

Beijo.

disse...

Que linda sua confiança mana, pois sei o quanto é difícil, meu marido também já se ausentou bastante vezes por conta de seu trabalho, a saudade é forte, mas o amor e a confiança de ambos nos faz esperar pelo reencontro. E tudo fica melhor ainda. Que Deus o abençoe em Guiné Equatorial e que ele consiga realizar da melhor maneira seu trabalho e que seja isso, aprendizado e fortalecimento em todos os sentidos para casal! Bjim e paz querida!

Guiomar Barba disse...

Oi Rô, muito obrigada pelo conforto.
Você passou por isto sabe o que significa, mas graças a Deus que nos fortalece em todas as nossas aflições.

Beijo.

Portal Pentecostal disse...

Paz do Senhor Vivendo em Cristo, Queria saber se posso colocar vc como parceiro no meu blog
Portal-pentecostal.blogspot.com
e se vc pode me colocar como seu parceiro aqui no seu blog?
me de uma resposta Junto seremos mais fortes. Paz

Guiomar Barba disse...

Portal Pentecostal, eu gosto de conhecer bem os blogs que coloco no meu espaço e quando gosto, ponho independente de que eles ponham o meu no deles. Se é bom, vai fazer pessoas crescerem me interessa colocar o endereço no meu.

Paz e graça.

Eduardo Medeiros disse...

Pô Gui, eu pedi para você escrever sobre a África e publicar lá na confraria!!! rsss

Olha, você demonstra que tem um relacionamento maduro, sem paranóias e com muito amor, o que é uma sorte(ou uma benção numa linguagem mais evangélica).

Guiomar Barba disse...

Oi Eduzinho, obrigada. Realmente no relacionamento com o meu marido e filhos, sou bem aberta e tranquila. Eles me passam segurança também.
Sou uma mulher realmente apaixonada porque ele me faz amá-lo.

Beijo.

Anônimo disse...

todo por um objetivo, as vezes perdemos de um lado para ganhar em outro, também aproveito a oportunidade para evangelizar os nativos que são muito ressentidos por causa da colonização, mas volto já meu amor, um beijãooo, te amooo

David

Guiomar Barba disse...

Bom demais encontrar você aqui.
Que Deus te use com este coração grande e cheio de amor que você tem.
Te amo.

Retornar para o topo da Página
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML