segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013




ATEUS?
Bem-aventurados os que não viram e creram” - JESUS.
Quase tudo o que vejo de uns tempos para cá na Internet é, SUPOSTAMENTE, “blasfêmia”!
São “ateus” que um dia foram “crentes” ludibriados e que agora vazam sua raiva e ressentimento contra tudo o que se chame Deus!
Com o advento das comunicações de nível global, e com o que a religião no ocidente vem fazendo – num espetáculo de blasfêmia quase sem precedentes históricos – e que se tornou escândalo mundial [...], os que antes “obedeciam por medo”, hoje levantam as mãos aos céus em acusações contra “Deus” – que, no caso, é apenas uma “projeção” da religião do engano.  Caio Fábio.
Esta é uma opinião que pela própria postura de quase todos os novos “ateus”, me leva a concordar plenamente com o Caio. Chegamos a imaginar as bocas espumantes de ódio ao escreverem em seus blogs, grupos ou em bate papos, com palavreado de baixo calão, ironias, zombarias contra os cristãos; sempre culminando em críticas contra a suposta ausência de Deus nos eventos desastrosos provocados pela natureza ou contra o Deus das punições.
Percebo que os novos “ateus”, na sua grande maioria buscam fortalecer suas conclusões a respeito de Deus e do cristianismo em fontes apenas filosóficas e históricas, que apesar de preciosas, não podem oferecer além de conclusões baseadas em investigações teóricas

O grande erudito Orígenes, exortava os cristãos a trazerem os tesouros intelectuais dos gregos para servir à “filosofia cristã” (entendendo o cristianismo como a “verdadeira filosofia” ou postura diante da vida e do mundo). No entanto, segundo o seu aluno Gregório “Taumaturgo”, enquanto ele abria o leque do conhecimento incentivando os seus alunos a estudarem todo tipo de texto, seja de estrangeiro ou grego, seja espiritual ou político, seja divino ou humano, ele tinha a responsabilidade de pôr ordem na confusão dos seus alunos, mantendo o cuidado de não cerceá-los. Ele lhes apresentava todas as escolas de filosofia, indo adiante deles, como um viajante experiente, segurando-os pela mão e mantendo as suas cabeças acima das águas. Desta forma apresentou tudo o que é útil e verdadeiro em todos os filósofos, rejeitando, porém, tudo que é falso.

Seria Orígenes pretensioso ao afirmar para os seus alunos o que era falso ou útil e verdadeiro? Ou tinha no entendimento a clareza das suas convicções? E em que poderia se firmar com tanta convicção? Trago a memória parágrafos do texto escrito pelo teólogo J.Lima: 

“O significado de “conhecer” tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento, não é “entender”, mas sim “experimentar”.

Daí que o “conhecimento” de Deus não pode ficar restrito à “razão”, mas a “razão” tem que interagir com a “ação”.
Isso explica o porquê de algumas experiências serem consideradas anti-bíblicas, justamente pelo fato de não encontrar uma explicação escrita na Bíblia.
Para mim a palavra escrita é letra, essa só é palavra de fato quando em confronto com a minha existência, torna-se vida.
A chave hermenêutica para se interpretar a Bíblia é o VERBO QUE SE FEZ CARNE, e não a TEOLOGIA SISTEMÁTICA elaborada por nenhum pai da igreja, reformador ou quem quer que seja o teólogo, por melhor que esse seja.”

“Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis sãos os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos. Porque quem compreendeu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a Ele, para que lhe seja recompensado? Porque dEle e por ele, e para Ele, são todas as coisas; GLÓRIAS,pois, a Ele eternamente. Amém” (Romanos 11.33-36).
Por Guiomar Barba.







Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

2 comentários:

António Jesus Batalha disse...

Desejo-lhe paz de Jesus.
Seu blog é muito bom, e pela escrita nota-se que á alguém que ama Deus e ao proximo.
É lendo blogs como o seu que crescemos e aprendemos, blogs que ensinam sobre uma nova vida e dão esperança nesta vida de correria. Gostei do seu abençoado blog.
Aproveito a oportunidade para compartilhar também meu blog. Peregrino E Servo.
Que Deus continue a abençoar-vos ricamente.
Ps. Se desejar seguir o meu humilde blog, saiba que irei retribuir.
Antonio Batalha.


Guiomar Barba disse...

Obrigada por mais esta visita.

Eu já estive no seu blog e deixei um pequeno comentário. Não prometo seguir realmente, nem sempre o tempo permite, mas sempre que possível estarei lá. Gostei muito dele.

Retornar para o topo da Página
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML